• O OUTONO E AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

    O OUTONO E AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

    O Outono (elemento METAL) completa o ciclo dos cinco elementos. Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na Natureza, o Yin e o Yang manifestam-se através dos Cinco Elementos: Água (Inverno), Madeira (Primavera), Fogo (Verão), Terra (Meio do Verão) e Metal (Outono).
    Segundo esta sabedoria ancestral, a falta de saúde resulta, em grande parte, da maneira como vivemos, pois esta poderá não estar de acordo com a lei natural que rege o universo.
    No Outono, o elemento Terra transforma-se em Metal. A energia começa a condensar, a contrair e a voltar-se para o interior. A cor desta fase é o branco, símbolo da pureza e da essência. A emoção é a tristeza e os órgãos que lhe estão associados são o Pulmão e o Intestino Grosso.
    Na filosofia Oriental, o Pulmão é o “MESTRE DA ENERGIA”. É ele que rege a energia de todo o organismo. Domina a pele, pelo que se manifesta através dela. O Pulmão é um órgão frágil que receia o excesso de frio e o excesso de calor e o propulsor da energia alimentar elaborada ao nível do Baço e Estômago. O Intestino Grosso é um órgão de trânsito.
    Deveremos, estar atentos aos seguintes sinais reveladores de um desequilíbrio deste elemento: problemas respiratórios, afeções da garganta, tosse, gripe, bronquite, asma, diarreia, prisão de ventre, cansaço, instabilidade emocional, depressão, etc.
    Quando a energia Metal está em desequilíbrio pode sentir-se triste, melancólica, angustiada, tensa e ter mais vontade de chorar. Porém quando em está em equilíbrio, sentir-se-á entusiasmada, renovada, criativa e organizada.
    O início de uma estação é sempre uma excelente oportunidade para avaliarmos o estado da nossa saúde e para nos ajustarmos ao ritmo da Natureza. O Outono, na MTC, representa o aperfeiçoamento e a purificação. É tempo de nos aquietarmos, olharmos para dentro de nós e focar-nos no que realmente é importante, para deitarmos fora o que já não nos serve e armazenarmos apenas o que nos interessa.
    or este motivo, é considerada a estação da introspeção, da meditação, do desapego e da reciclagem dos pensamentos e das emoções. É também o momento ideal para assimilarmos as aprendizagens das estações anteriores.
    Tal como as folhas da árvore caem para poupar a sua essência, também nós devemos deixar ir tudo o que já não nos é útil com o mesmo objetivo. Só assim teremos força para enfrentar o Inverno, a estação do vazio, e chegar à Primavera pulsantes de vida, com a força e a energia necessárias para alcançar os nossos objetivos. Libertemo-nos, então, do “velho”, para que o “novo” possa entrar!
     Se contrariarmos este movimento de libertação e insistirmos em guardar o que já não é bom para nós, iremos sentir-nos tristes, cansadas, deprimidas e poderemos criar doenças respiratórias e de pele, ou seja, afetar os órgãos regidos pelo elemento Metal.
    Por tudo isto, querida Mulher com Alma, faz a tua aprendizagem para poderes...
    CATY TERAPIAS

    O OUTONO E AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

     
     
     
    Partager via Gmail Pin It

    Tags Tags : , , , ,
  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :